Hagia Sophia

Hagia Sophia é uma Igreja que está localizada em Istambul, Turquia, além disso, em grego Hagia Sophia significa Santa Sophia, que é a suprema sabedoria, figura feminina da alma divina, metade mulher, metade anjo.

26.6.07

No Centro da Cidade

O prédio imponente erguia-se. Era uma grande empresa, uma das maiores. O edifício, de incontáveis andares, era de um cinza morto, como todas as demais construções ao seu redor. Dentro dele, centenas de pessoas espremiam-se em apertados cubículos, atarefadas com papéis, planilhas, cálculos, ou ocupavam-se com máquinas de impressão no insuportável calor dos andares mais baixos. Nos andares superiores ficava a diretoria, onde todos os dias homens atracavam-se de forma insana em mesas de reuniões para decidir os caminhos a serem tomados pela firma. E tudo sempre funcionara na mais perfeita harmonia, como em um complexo mecanismo, em que cada funcionário era uma pequena engrenagem essencial à movimentação da máquina inteira.
Certo dia um rapaz ausentou-se por motivo de doença. Trabalhava no décimo segundo andar, sua função era pequena, porém vital: a organização das pastas, documentos e relatórios a serem usados nas reuniões da gerência de seu setor e a entrega dos mesmos aos seus respectivos lugares. Porém, no dia da sua inesperada ausência os papéis continuaram sendo entregues em seus destinos com perfeita normalidade. É evidente que outros funcionários encarregaram-se da função do rapaz e supriram a falta de mão-de-obra.
Dois dias depois, ainda ausente o rapaz, a empresa foi informada: complicou-se seu estado de saúde e ele estaria em licença médica por dois meses. E esteve. Mas o fato é que, mesmo sem nenhuma nova contratação para suprir a ausência do rapaz, tudo ainda funcionava com a precisão de um relógio, de modo que nenhum papel deixou de ser entregue durante esse período. O gerente foi informado do ocorrido e, tendo em vista o quão descartável provou ser a função do rapaz, demitiu-o. E não fez só isso: além dele, mais quatro companheiros de função foram despedidos também por motivo de, segundo a empresa, “corte de gastos”.
Passou-se um mês e tudo corria normalmente: as pastas ainda eram entregues como antes, senão melhor. Sim, pois após as demissões, observou-se que o número de enganos em relação ao destino de cada documento caiu espantosamente. Convencido da total inutilidade dos trabalhadores do setor de comunicação interna, o gerente demitiu-os todos. Eram nove pessoas ao total, mais os cinco já demitidos. E observou-se o mesmo inexplicável fenômeno: as pastas continuavam a ser entregues com total precisão. Agora, não só o número de erros caíra, como tornara-se nulo. A ausência de pessoas destinadas a executar uma função era, portanto, mais eficiente que a presença delas.
O gerente viu aí uma brilhante solução para diminuir abruptamente os gastos que a empresa tinha, demitindo, primeiramente, todos os funcionários do setor de limpeza. E, como esperado, nem um papel sequer acumulara-se nos corredores e todo o lixo produzido sumia, misteriosamente encaminhado ao local de coleta. Depois foram os funcionários encarregados das máquinas de impressão. E, mesmo estando todos demitidos, não deixou de ser impressa nem mesmo uma página do mais banal relatório. Até que o gerente recebeu a notícia de que ele mesmo fora demitido.
Não só ele como todos os demais funcionários perderam seus empregos. Não havia mais ninguém se espremendo nos cubículos, já não se ouvia mais o barulho monótono e incômodo das máquinas de impressão e nenhuma discussão era travada nas reuniões dos andares superiores. Somente o dono da empresa habitava aquele prédio morto e silencioso, sentado em sua cadeira no mais alto andar, tentando entender como sem nem mesmo um funcionário tudo ainda corria normalmente. Foi então que começou a ouvir as vozes, vindas das paredes, e percebeu que a empresa, que crescera tanto, já não precisava mais do ser humano. Criara vida própria.

* Texto do Pietro, baixista, futuro historiador que me contou hj que escrevia tb.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial