Hagia Sophia

Hagia Sophia é uma Igreja que está localizada em Istambul, Turquia, além disso, em grego Hagia Sophia significa Santa Sophia, que é a suprema sabedoria, figura feminina da alma divina, metade mulher, metade anjo.

9.3.06

“Muita Informação e Pouca Formação”

Essa frase que intitula o texto, foi dita pela atriz Camila Morgado nos créditos do filme “Olga”.
É uma frase pequena mas que expressa tão bem a fase em que estamos vivendo atualmente, temos todo e qualquer tipo de informação, não se é preciso ficar trancado em uma biblioteca para achar o que se procura, basta dar um clic na net e pronto, você acha tudo sobre o que procura e mais um pouco.
Isso me pareceu muito interessante quando comecei a acessar a internet há 5 anos atrás. A velocidade dos e-mails ( que bom não gastar mais dinheiro com selos enviando carta para os amigos), e com os jornais sempre atualizando suas notícias. Pensei que nunca mais fosse consultar uma biblioteca e sempre iria manter contato com os amigos e familiares, principalmente os que estão longe. Aquilo tudo parecia mágico, uma verdadeira revolução na velocidade das informações.
A possibilidade de poder fazer as pesquisas de escola nos sites e dar ctrl C ctrl V.
Hoje vejo que tudo isso é efêmero, as coisas se tornaram supérfluas, tudo virou notícia e em quase nenhuma procuramos dar um clique a mais para lê-la por inteiro.
Não mando mais e-mails para os meus amigos nem para os parentes em Santos afinal, estou sempre ocupada, escrever um e-mail é demorado, prefiro dar a sorte de encontrá-los on line no messenger.
Livros digitalizados perderam a graça, pois quero tê-los em minha mãos quando estou no trânsito de saco cheio de olhar para a cara das mesmas pessoas todos os dias.
A Internet ficou supérflua e as mesma overdose de informações vomitadas a todo minuto que deveriam facilitar nossas vidas, nos distanciam cada vez mais da realidade. O ser humano está sempre com pressa, impaciente, tem que saber de tudo e não são poucas as informações que nos são passadas durante um dia. Você deve saber a cotação do dólar, o que acontece no mundo dos famosos, quem saiu do BBB, qual livro é o mais vendido, dar atenção a todos seus amigos no msn e responder ao orkut (outra banalização on line), e ver o que acontece na China, Afeganistão, Paquistão, Argentina e Chile. Ah e tem que saber sobre a seleção também, afinal estamos em ano de Copa, quem não souber tudo sobre esse assunto está desatualizado. E mesmo assim, sempre faltará alguma coisa.
As pessoas que viviam há 20 ou 30 anos atrás tinham mais formação, ninguém era obrigado a saber de tudo mas todos eram bons naquilo em que sabiam. Os estudantes eram politizados, as pessoas tinham um ideal, cada um tinha tempo para falar com todos os seus amigos , mesmo sem a facilidade de comunicação.
Aí que saudades dos cartões de Natal que enfeitavam minha árvore, que saudades das enciclopédias Barsa, que saudades da minha caixa de cartas que eu recebia constantemente.
Hoje em dia temos sim, facilidade de comunicação com a velocidade da luz, mas quanto mais evoluímos tecnologicamente mais burros e ignorantes ficamos, menos buscamos saber pois tudo está muito fácil.
Espero que isso mude, que daqui uns anos as pessoas voltem a ter opiniões próprias, sejam mais inteligentes, e que e possam ir atrás das informações sozinhas sem se tornarem escravos dessa porra de vício chamada INTERNET. E que possuam uma boa formação com as informações necessárias para sua sobrevivência.
Pense Nisso!

Paty

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial