Hagia Sophia

Hagia Sophia é uma Igreja que está localizada em Istambul, Turquia, além disso, em grego Hagia Sophia significa Santa Sophia, que é a suprema sabedoria, figura feminina da alma divina, metade mulher, metade anjo.

18.11.06

A diferença faz a diferença?

Queremos ser diferentes. Já perceberam como fazemos sempre questão de possuirmos características e particularidades para nos tornarmos diferentes dos outros, principalmente da maioria?
Pois é, nessa sociedade que prega incansavelmente lemas como o da igualdade, da não exclusão do outro, aqui mesmo é que se cultua isso que tanto me enoja, mas que eu também cultuo, o lema contraditório de que devemos nos superar e fazer sempre a diferença.
Ler um livro a mais do que o meu vizinho, ter mais admiradores que a minha melhor amiga, mais peças de roupas do que aquela garota que tanto me irrita ou mesmo saber falar corretamente, me torna melhor do que o outro que está ao meu lado. Conhecer mais culturas, mais países, mais religiões ou mesmo não participar desse circo todo me torna melhor do que você que lê esse texto. Saber me cuidar sozinha, ter mais dinheiro para as minhas futilidades, ler os jornais todos os dias, ter o meu estilo de vida, ser vegetariana ou carnívora assumida e sem remorso me faz ficar mais tranqüila, pois eu faço a diferença e a diferença me faz ser igual a todo mundo que pensa ser diferente e aumenta a cada dia a massa dos idiotas. Ter uma calça de marca ou duas faculdades, uma mba na Gv ou no exterior, ter ido aos três shows que eu tanto gostaria de assistir e comparecer ao cinema ao menos quatro vezes no mês para me manter atualizada. Ler todos os livros do Saramago e do Oscar Wilde, aprender um idioma a mais e ter metas para o futuro incerto, querer educar e achar que o não educado é uma besta e sempre me vestir de acordo com as tendências e com o que meu corpo permite que eu vista, nada sobrando nem nada faltando, para não ser motivo de chacota e conseqüentemente excluída do meu grupo. Gostar do que é bom, achar que o super homem do Nietzsche é o que todos deviam tentar ser, ainda que saibamos que não temos controle sobre o nosso corpo, na verdade ele é quem nos deixa tomar o comando até o dia em que ele cansar e parar de funcionar.
De super homem não temos nada e a mesma bala que mata a rainha da Inglaterra mata você e o seu vizinho e ainda que tente fugir dos seus problemas indo para Santos ou para a Europa, dependendo das suas condições financeiras, lembre-se sempre de que aonde você for, sempre levará consigo o problema maior da sua existência: você.Ser diferente não é querer fazer parte da massa, diferentes são os que passam fome na África, ou aquele que está na esquina da sua casa e que com certeza nunca o notou, ser diferente é não ter opções para mudar, não escolher o que comer, não ter metas nem lugares para viajar. Esses são os verdadeiros excluídos, excluídos por nós burgueses que fazemos de tudo para sermos diferentes da maioria refinando a cada dia nossos gostos achando com toda essa egocêntrica que com isso faremos alguma diferença.

bjs

Paty