Hagia Sophia

Hagia Sophia é uma Igreja que está localizada em Istambul, Turquia, além disso, em grego Hagia Sophia significa Santa Sophia, que é a suprema sabedoria, figura feminina da alma divina, metade mulher, metade anjo.

8.9.06

Quando descobri que precisava voltar a me apaixonar.

Foi assim que tudo se diluiu, de uma só vez, com uma só atitude, com uma só finalidade. A finalidade que todos buscam incessantemente, eu, você e ele também.
Foi como se todos os sonhos que eu tinha fossem embora naquele instante tão sonhado, tão desejado, tão praticado nos meus pensamentos durante a noite, onde tudo aquilo podia acontecer, sem remorsos, sem conseqüências maiores, sem nada que tirasse a beleza daquilo que tinha tudo pra ser tão lindo. E foi.
Foi como eu nunca havia imaginado, sensações indescritíveis, aquilo foi capaz de me transportar para outro universo, outros mundos, as feições se metamorfoseavam a cada instante e a minha era de uma alegria constante que eu gostaria que fosse para sempre, queria que aquilo tudo fosse uma coisa só, em um ritmo só, em um movimento único, naquele movimento tão suave e que era capaz de me transmitir tantas sensações maravilhosas.
Às vezes imagino que foi tudo como em um sonho, perfeito demais, rítmico demais, com anseio demais, com vontade demais, com aspiração demais. Era tudo realmente exagerado, como tudo aquilo que desejamos há algum tempo, e quando acontece precisa ser extremista, pra matar a sede, a ânsia e junto com tudo isso, as expectativas.
Naquela circunstância todas as minhas expectativas foram superadas, para melhor, muito melhor. Aquilo tudo foi fantástico e eu só conseguia sorrir, sorrir com uma feição que posso afirmar com certeza que nunca possui.
Então porque acabou? Acabou porque somos apaixonados demais pela sociedade, apaixonados demais por nossos pares, apaixonados demais por nossos cargos, apaixonados demais por nossos projetos, pela nossa imagem perfeita, apaixonados demais para nos darmos ao luxo de nos apaixonarmos novamente.
Tudo aquilo que ele dizia eu sempre admirei, aquela instituição tão bela e fascinante que me dava à impressão de ser perfeita, é na verdade podre por dentro e cheia de cicatrizes e feridas que nascem a cada dia, com uma história nova, com um fim novo, com um prazer diferente.
Sentada na poltrona da platéia da peça da perfeição, passei para o palco das atrizes que encenam seus papéis de forma que conseguem encarná-los como se quisessem que aquilo durasse pra sempre, pois talvez aquela peça seja a realidade, aqueles movimentos cheios de desejo e sinceridade que estavam embutidos dentro de nós há tanto tempo, são o reflexo de tantas faces diferentes, de tantas máscaras, de tantos personagens, que naquele momento simplesmente foram rasgados e jogados na lata do lixo. A minha personagem fez sua melhor atuação, porque ela realmente queria aquilo sonhava constantemente com aquele cheiro, com aquela roupa, aquele quadro na parede com aquele desenho que ela gostou tanto, com aquelas palavras que ele disse cheias de vontade e que a fizeram sentir como uma mulher de verdade, que ela tanto queria ser para ele, exatamente daquele jeito.
Mas eu descobri que sou muito apaixonada, apaixonada demais por aquela imagem que ele me passou de perfeição, de felicidade, de instituição, e vou diluir aos poucos aquele dia da minha memória, quero voltar a vê-lo como antes, naquele tempo em que meus olhos brilhavam de admiração e respeito e ainda que eu também tenha meus defeitos, caminho a cada dia para ser mais aceita nesse círculo de idiotas chamado sociedade, onde ele faz parte, cumpre com todas as suas obrigações morais e eu quero tanto que um dia eu realmente volte a acreditar nisso e sinta necessidade de me apaixonar perdidamente por aquilo tudo o que tanto ele é apaixonado.
bjs
06/09/06

Quem é Sophia?

Sophia, é uma garota nascida no interior, do mundo.
Quando para cidade grande sua família se mudou , conheceu o lugar que achava que não existia.
E lá aprendeu a crescer, antes da hora, antes de tudo.
Se tornou adulta sozinha, aos 15 anos.
Nesse tempo Sophia achava que ser adulto era normal, criou responsabilidades, que o mundo não exigia.
Decidiu por si só qual seria seu destino, decidiu ser o que os outros não queriam ser.
Após entrar na faculdade Sophia se viu mais livre, sentiu seu mundo maior.
Mas quando Sophia resolveu trabalhar, viu o quanto fora triste seu adolescência, o quanto ela perdeu sendo adulta fora de hora, mas também percebeu que ainda podia corrigir isso, e assim o fez.
Sophia aprendeu a se tornar uma jovem de 20 anos, com 20 anos.
Aprendeu a beber, a sair, a dançar, a dirigir, a andar sem ao menos saber pra onde, aprendeu a falar besteira, a falar de sexo, a falar de homens, a se relacionar, se tornou quem deveria ser.
Se tornou menos exigente com a vida, com os outros, aprendeu a respeitar os gostos dos outros, a mostrar seus gostos, mostrar que podia ser bem mais do que os outros achavam quem era, aprendeu a ter medo, aprendeu também, que não se importar mais com o que as pessoas pensam.
Superou dúvidas que surgiram, deixou de dar valor para pessoas que não te davam valor, deixou de amar pessoas que não te amavam.
Começou a ouvir músicas doidas, que só faz sentidos aos seus ouvidos, ouvir MPB, Jazz, músicas de crianças (e achar que também pode ser uma de vez em quando).
Plantou árvores, plantou amor.
Quebrou barreiras, e começou a viver.
E percebeu que o mundo existe dentro dela, que sua mente pode se libertar até aonde ela quiser, pode ser criança, pode ser adolescente, adulta, velha, mulher, cantora, escritora, desenhista, atriz, no instante que ela quiser e continuar sendo uma menina de 20 anos.

3.9.06


Sophia


Definir a vida é definir um grande palco de teatro, onde nós, protagonistas, encenamos nossos papéis, aqueles papéis que cabem melhor para aquele tipo de situação. O papel mais conveniente e aquele que apetece mais naquele momento.
Como diria um amigo meu, de quem nunca me esquecerei “eu sou eu, em minha circunstancia”. Foi uma das frases mais profundas e inteligentes que escutei em toda a minha vida. E dificilmente será superada. Simples, sucinta, e de fácil interpretação. E ainda assim, tão profunda, que me faz pensar nela até hoje.
As coisas passam, as situações mudam, nunca mais vi esse amigo, mas penso nessa frase, e sempre que reflito sobre ela minha cabeça dá voltas.
Nada fez tanto sentido na minha vida quanto quando a escutei. E imagino Sophia naquele belo palco que me lembra o classicismo, com aquela roupa que lhe cai tão bem, linda e exuberante, se sentindo o ser mais fascinante do universo. Como é bela Sophia e mais e mais bela fica, quando se sente bela.
Transpira sensualidade, mas possui aquele ar de menina que encanta os olhos daqueles que param para observá-la. E Sophia os trata como quer, sempre pensando no que pode receber de volta, aonde poderá tirar proveito das situações malucas que a rodeiam. Dentro da sua mente, as pessoas são más, e não a admiram de verdade, nem querem conhecê-la, muito menos escutarem o que Sophia tem a dizer. Talvez sua melhor amiga a escute, mas somente por educação, porque no fundo deve achar Sophia uma completa idiota.
Mas de idiota, a bela Sophia não tem nada, e desde o dia em que fez questão de deixar toda a sua inocência para trás, ela se tornou muito mais lúcida e racional. Consegue captar com facilidade a energia das pessoas, e sabe que nunca será capaz de amar e ser amada, só os insanos amam e se apaixonam, Sophia prefere conhecer o lado imundo dos que a rodeiam, pois tem nojo do que é velado, prefere sempre observar com os olhos sem lentes e ver o que as pessoas não conseguem enxergar, ver a hipocrisia, o sistema falido e ao mesmo tempo tão cultuado que se torna algo como uma religião, onde os fiéis capitalistas rezam a miséria, a desigualdade, os preceitos e a moralidade, que alguém um dia desses inventou e Sophia é obrigada a seguir. E creiam, segue do melhor modo possível, afinal, precisa sobreviver, e usa trajes lindos, interpreta lindamente de uma maneira que às vezes acha que aquilo tudo pode ser real.
Sophia demonstra ter preconceitos, moral, demonstra achar graça em bobagens e se revoltar contra o que todos se revoltam, a falar sempre de acordo com o Senso comum que todos tanto prezam, e a escutar o que todos dizem que é a boa música. Assiste os filmes que estão em cartaz, comenta com os amigos e diz que é feliz. Que é feliz por ter saúde, por viver em um mundo abençoado, por ter uma família que a ama, e por ser bela, afinal do que mais uma mulher precisa para sobreviver?
O sonho de Sophia na peça é ter 4 lindo filhos e um belo marido que a faça muito feliz, como nos contos de fada que a sua babá lia para ela, há uns 07 anos atrás. Seu sonho é ser cada vez mais insana, é poder fazer parte dessa peça, sem precisar decorar um papel, sem precisar trocar de roupa, e achando que talvez um dia alguém a julgue por ser perfeita demais, e ela realmente acredite nisso, acredite em seus sonhos e que tudo que sua mãe e a televisão que ela tanto gostava de assistir, estivessem prometendo e que um dia se tornaria realidade, um mundo de sonhos.
Mas Sophia ainda não se converteu, continua sendo a atriz principal dessa peça que ela clama para que nunca acabe, e quem sabe um dia ela possa fazer parte disso, sem questionar, sem pensar e sem se perguntar nada.
Enquanto isso, Sophia, ainda lúcida vai sendo ela mesma, claro em sua cisrcustância.

bjs
Paty 02/09/06