Hagia Sophia

Hagia Sophia é uma Igreja que está localizada em Istambul, Turquia, além disso, em grego Hagia Sophia significa Santa Sophia, que é a suprema sabedoria, figura feminina da alma divina, metade mulher, metade anjo.

9.3.06

Eu não entendo!!!

Me desculpe a classe jornalística do país, e o que vou dizer aqui não é generalizando, mas tem alguns jornalistas que não sabem o que escrevem, tem hora que falam mal porque fulano ou sicrano não fez ou deixou de fazer, outra hora elogia porque fez, outras vezes crítica porque faz demais. Aí você me pergunta, mas porque ela tá falando isso? Sim eu sei que pode soar como uma chatice, e também como só porque ela é fã e tal, mas não é verdade. Durante a passagem do U2 no Brasil vários jornalistas escreveram sobre a "chatice" do Bono de ser um cara engajado em ações sociais, e que isso tudo era muita demagogia. Mas aí que entra a questão do "Eu não entendo", se o Bono fosse simplesmente um roqueiro, desses que existe por aí, iriam falar que o cara é metido, que não faz nada pela sociedade e etc, mas o Bono não é assim, ele é do jeito que ele é, ele vive em um país onde já existiu, e ainda existe mas sem os atos de violência, o IRA e cresceu assistindo o guerra entre Católicos X Protestantes, viu em 1972 13 católicos morrerem por fazer uma simples passeta pacífica e desarmada, viram o país crescer e se tornar um país auto-suficiente, portanto ele sabe o que é viver em um país cheios de problema e sabe que se hoje está melhor é porquê lutaram por isso. Nós também temos nossos problemas e temos que lutar para acabarmos com ele ao ivéns de criticar alguém que luta para termos um mundo melhor e que sabe que isso não é utopia...Chamá-lo de demagogo e inviável, pois quem é demagogo é aquele que finge ser o que não...
Beijos,
Marina.

Descobrindo a Linguagem Universal

É engraçado como somos todos iguais e ao mesmo tempo tão diferentes.
É engraçado andar pela Paulista e encontrar pessoas em um mesmo local com jeitos e vestimentas tão diversas.
É engraçado como apenas um segundo nos faz mudar nosso estado de espírito.
É engraçada a variação de humor que percorremos durante um único dia.
É engraçado sentir-nos o último dos seres e no momento seguinte quando ele liga sentir-nos a pessoa mais linda do mundo.
É engraçado como a vida é composta de coisas tão belas que nos passam despercebidas devido a tão familiar correria do dia a dia.
É engraçado como os antagônicos ora nos repudiam, ora nos encantam.
É engraçado quando assistimos ao show do U2 na televisão e nos emocionamos mesmo não conhecendo todas as músicas, porque a música quando é boa se torna um tipo de linguagem universal, assim como a arte, a dança, as esculturas e a natureza.
É engraçado não acreditarmos em Deus, mas termos a convicção total de que as palavras tem poder.
É engraçado vermos uma pista de dança cheia de pessoas cantando, pulando, se esbarrando e transpirando.
É engraçado vermos o mundo de forma engraçada, pois há alguns séculos o riso foi proibido em algumas culturas, pois era considerado satânico.
É engraçado pensarmos que essas pessoas pensavam isso para provocar o medo no próximo, pois sem medo não há fé, sem fé não há religião, e sem religião a vida perde quase todo seu sentido.
É engraçado o fato de que todos nós só buscamos o amor nas coisas, desde o cara que se sentou ao nosso lado no ônibus, até o mendigo que com certeza não notamos, pois na maior parte das vezes, esses seres se tornam invisíveis e se ocultam das nossas percepções, e é somente através da linguagem universal que conseguiremos nos comunicar com todo e qualquer ser.
E vamos achar graça em viver, e perceber o que está a nossa volta com mais clareza.
É engraçado como a vida é preciosa e tão simples, mas o mais engraçado mesmo, é viver e não perceber como o riso é mágico e universal e através dele, poderemos traduzir sensações que serão compreendidas por todas as tribos, etnias e classes sociais no mundo todo.
Beijos
Paty

“Muita Informação e Pouca Formação”

Essa frase que intitula o texto, foi dita pela atriz Camila Morgado nos créditos do filme “Olga”.
É uma frase pequena mas que expressa tão bem a fase em que estamos vivendo atualmente, temos todo e qualquer tipo de informação, não se é preciso ficar trancado em uma biblioteca para achar o que se procura, basta dar um clic na net e pronto, você acha tudo sobre o que procura e mais um pouco.
Isso me pareceu muito interessante quando comecei a acessar a internet há 5 anos atrás. A velocidade dos e-mails ( que bom não gastar mais dinheiro com selos enviando carta para os amigos), e com os jornais sempre atualizando suas notícias. Pensei que nunca mais fosse consultar uma biblioteca e sempre iria manter contato com os amigos e familiares, principalmente os que estão longe. Aquilo tudo parecia mágico, uma verdadeira revolução na velocidade das informações.
A possibilidade de poder fazer as pesquisas de escola nos sites e dar ctrl C ctrl V.
Hoje vejo que tudo isso é efêmero, as coisas se tornaram supérfluas, tudo virou notícia e em quase nenhuma procuramos dar um clique a mais para lê-la por inteiro.
Não mando mais e-mails para os meus amigos nem para os parentes em Santos afinal, estou sempre ocupada, escrever um e-mail é demorado, prefiro dar a sorte de encontrá-los on line no messenger.
Livros digitalizados perderam a graça, pois quero tê-los em minha mãos quando estou no trânsito de saco cheio de olhar para a cara das mesmas pessoas todos os dias.
A Internet ficou supérflua e as mesma overdose de informações vomitadas a todo minuto que deveriam facilitar nossas vidas, nos distanciam cada vez mais da realidade. O ser humano está sempre com pressa, impaciente, tem que saber de tudo e não são poucas as informações que nos são passadas durante um dia. Você deve saber a cotação do dólar, o que acontece no mundo dos famosos, quem saiu do BBB, qual livro é o mais vendido, dar atenção a todos seus amigos no msn e responder ao orkut (outra banalização on line), e ver o que acontece na China, Afeganistão, Paquistão, Argentina e Chile. Ah e tem que saber sobre a seleção também, afinal estamos em ano de Copa, quem não souber tudo sobre esse assunto está desatualizado. E mesmo assim, sempre faltará alguma coisa.
As pessoas que viviam há 20 ou 30 anos atrás tinham mais formação, ninguém era obrigado a saber de tudo mas todos eram bons naquilo em que sabiam. Os estudantes eram politizados, as pessoas tinham um ideal, cada um tinha tempo para falar com todos os seus amigos , mesmo sem a facilidade de comunicação.
Aí que saudades dos cartões de Natal que enfeitavam minha árvore, que saudades das enciclopédias Barsa, que saudades da minha caixa de cartas que eu recebia constantemente.
Hoje em dia temos sim, facilidade de comunicação com a velocidade da luz, mas quanto mais evoluímos tecnologicamente mais burros e ignorantes ficamos, menos buscamos saber pois tudo está muito fácil.
Espero que isso mude, que daqui uns anos as pessoas voltem a ter opiniões próprias, sejam mais inteligentes, e que e possam ir atrás das informações sozinhas sem se tornarem escravos dessa porra de vício chamada INTERNET. E que possuam uma boa formação com as informações necessárias para sua sobrevivência.
Pense Nisso!

Paty

Em Nome do Amor

Tudo começou há mais ou menos 5 anos atrás, música tema Stuck In A Moment You Can’t Get Out Of, foi com essa música que começou a minha paixão pelo U2, com o passar do tempo descobri que essa paixão se tornou amor. Mas para esse amor ser ainda mais possível, foram meses de espera para enfim anunciarem a vinda da banda para o Brasil.
No início tudo parecia perfeito, no dia 11 de janeiro, anuncio da banda no site, no mesmo dia coletiva de imprensa dos organizadores, a venda iria começar no dia 16, a partir das 10 horas, em alguns pontos de vendas espalhados por São Paulo e dois pontos no Rio, e seria no Pão de Açúcar, patrocinador do show.
Depois de um fim de semana super ansioso, lá fui eu e meu irmão na fila do Pão de Açúcar de um shopping de São Paulo, 7 horas da manhã estávamos na fila, fila essa que não possuía mais de 200 pessoas na nossa frente. Quando foi 10 horas a fila começou a andar, mas foi só um pouco, muito pouco aliás, e a partir daí foi aquela confusão, um tempão parados embaixo de sol (por sorte eu levei meu guarda- chuva, que foi compartilhado com o pessoal que não tinha levado), idosos passando, grávidas, mulheres com crianças de colo, máquina que imprimia um ingresso por vez e mais um monte de problema. Depois de 13 horas na fila (como muitos) saí sem meu ingresso. E só saímos de lá porque o pessoal estava tentando destruir a porta do Pão de Açúcar.
Mas ainda não tinha desistido, afinal já sabia que teriam as vendas do show do dia 21, era só esperar anunciar quando seria e dormir na fila (já estava preparada para isso), no dia 19 iriam informar como seria a venda, de uma coisa já tínhamos certeza, não seria no Pão de Açúcar e sim nos estádios. Porém no dia 19 só avisaram que o anuncio seria no dia 27 e lá vou eu esperar mais uma semana.
Quando finalmente chega dia 27, eis a noticia, as vendas seria pelo telefone, para todo o Brasil, na hora não tive reação, depois de compreender a situação eu fiquei revoltada, porque apesar de ter ficado na fila por 13 horas, sei que se houvesse uma fila seria mais organizado e saberia se estivesse chegando a minha vez de comprar os ingressos.
Como não tive opção, e se eu quisesse ir nesse show ia ter que aceitar, tive que esperar até o dia 3, que foi o dia que deram os números de telefone para a venda que só ocorreria no dia 5 (Domingo) às 16 horas.
Passa Sexta, passa Sábado e finalmente chega dia 5, passam as horas lentamente e quando finalmente o relógio marca 15:50, comecei a ligar, e sim, já estava ocupado, e quando deu 16 horas é obvio que continuava ocupado, no início a estratégia era a seguinte, eu ficava tentando ligar de casa e meu primo na casa dele e o primeiro que conseguisse ser atendido comprava para o outro e avisa o outro pelo MSN, contudo a estratégia foi por água abaixo, meu primo teve que viajar e só iria voltar pouco ante do início da venda, pano B, ele tentava ligar no meio do caminho e eu em casa, se ele conseguisse ligaria no celular do meu irmão, e assim foi, quer dizer, mais o menos isso, pois tentei ligar algumas vezes do celular e meu irmão tentou ligar no telefone da minha tia que mora conosco. Depois de um tempo meu primo liga avisando que está quase chegando em casa.
As tentativas continuavam e só dava ocupado, mas de repente meu primo liga e diz "fui atendido, tô na espera ouvindo uma música". Neste exato momento eu comecei a pular e gritar, eu nem acreditava porque tudo isso ocorreu em somente uma hora após o início da venda. Eu sabia que depois das 13 horas embaixo daquele sol escaldante, enfim iria assistir esse show, afinal foi isso que eu esperei nesses últimos anos.
E tudo isso só me traz a certeza do quanto eu amo o U2 e se alguém tinha dúvida, agora já não tem.
Beijos,
Marina.

TRIBOS: Qual a sua?

Ontem eu fui com uma amiga, a Marina ( é essa mesma que bloga aqui também!),a Galeria do Rock no Centro de São Paulo. Lugar esse onde passei minha adolescência, perambulando por suas lojas, conversando com amigos, e naquela época, meu sonho era casar com um roqueiro cabeludo que soubesse tocar guitarra e bebesse vinho. Ah, e que amasse rock, heavy metal, tivesse alguns piercengs e tatuagens.
Fazia uns 2 anos que eu não aparecia por lá, depois que entrei na faculdade não tinha mais tempo para me encontrar com minhas amigas nos sábados a tarde.
CARALHO!!!!! Foi o que me veio na cabeça na hora que coloquei meus pés naquele chão, até o momento em que saí de lá, chocada, impressionada, parecendo que estava vendo um filme onde eu era uma alienígena.
Umas garotinhas de 15, 16 anos virando garrafas de vinho no gargalo, meninos cheirando cola, todo mundo de preto, com maquiagens pesadas em um puta calor ( detalhe, eu estava de rosa) e mais outras cenas que não me recordo agora, pois foi muita informação para minha mente limitada processar de uma só vez.
Pensei: “Como pude fazer parte dessa tribo e freqüentar esse lugar?” . “Será que em 4 ou 5 anos eu mudei tanto assim?”
Porra, ainda curto piercengs, rock, tatoo, mas com moderação, claro não sou uma alienada que vive para isso.
Hoje eu sou mais tolerante com outros estilos de música e meu sonho não é mais namorar um cabeludo. Não quero ter o mesmo fim de Kurt Cobain que tanto admiro e sinto pena ao mesmo tempo.
A galera acha que parta curtir rock, tem que andar de preto, beber, cheirar como se isso lhes fizesse tocar ou viver melhor. Eles querem agredir, chocar mesmo saca?
Fiquei feliz por ter mudado meus conceitos e meus heróis, pois se antes para mim Kurt era um herói, hoje meu herói é Nietzsche; e mesmo assim tenho um pé atrás pois o cara era meio louco.
Vamos parar de querer chocar, agredir e vamos começar a agir como pessoas lúcidas e racionais pelo nosso bem, e que os futuros ícones sejam exemplos de ideal e não um covarde que tirou a própria vida e largou a filha e fãs pelo mundo.
Senti pena daquelas pessoas, com mente limitada, acabando com suas vidas, e se sentindo superiores por fazerem parte de uma tribo.
Minha tribo sou eu mesma, minhas roupas eu escolho, no meu som toca rock, pop, techno, música antiga, eu determino se quero ou não fazer mais um pierceng ou tatoo, mas penso milhões de vezes se isso é realmente é necessário e importante no momento. E se faço, é para mim, não para agredir ou ser aceito.
E esses jovens necessitam ser aceitos pelos outros e formam essas tribos, tribos que não tem ideal ou objetivo.
Mudei sim, mas para melhor, e que esses jovens também mudem e queiram heróis de verdade para seus filhos.
E ontem quando cheguei em casa dei muitas risadas com a Marina, lembrando esses tempos, e no fim chegamos à conclusão de que só a vida e as situações irão ensinar isso para as pessoas, exatamente como aconteceu conosco. E só então se darão conta do quanto foram estúpidas. Ou não, ou continuam assim, retrógradas, e achando que serão os novos Morrison e Janis, e que morrer de over é legal.
Só sei de uma coisa, para aquele inferninho eu não volto tão cedo.

Bessos
Paty

Amor Platônico – A Melhor Opção

Vou começar este texto vos explicando de onde surgiu a idéia e a expressão “ Platônico”.
Ela se originou a partir de uma teoria do filósofo Platão, a de que existe o mundo das idéias, onde tudo tem uma forma, e o nosso mundo, o mundo real. Segundo ele, tudo parte de uma idéia que se transforma em realidade.
Platão, platônico...que teoria mais linda!!! Daí vem também aquela cantada clássica dos homens “ Deus te fez e jogou a forma fora”.
Mas voltando ao tema da crônica, nada como o amor platônico...e quem nunca viveu um que me atire um livro de Platão. É tão gostoso idealizar, sonhar com aquele seu professor de história que nunca te notou, ou com aquele cara da televisão, o galã da novela das oito.
O amor platônico é a esperança de que um dia ele te olhe, a idealização do perfeito, é não sofrer afinal, o Brad Pitt nunca vai te dar o fora e nem te fazer chorar. Ele te fará feliz somente por ficar ali pregado na sua parede 24 horas sem camisa e sorrindo pra você.
O amor platônico é como a masturbação, você faz do seu jeito, pensa o que quer e quem está com você.
Já tive muitos amores platônicos, o cara que estudava comigo na quarta série, o Léo DiCaprio, um professor que eu tive. E não pensem que acabou não, ultimamente ando ocupando minha mente com o Caco Ciocler sabe, o Prestes do filme Olga.
Ah, como é bom passar uma tarde de domingo com o Caco enchendo a minha TV de 29 polegadas com aqueles olhinhos pretos e brilhantes...volto meu DVD, vejo as cenas novamente e me imagino nelas, ali juntinho com ele. E não me venha falar que na vida real ele não é o Prestes, nem o Ed de América. Eu quero pensar que ele é perfeito, e por isso ele é perfeito. Melhor passar meu domingão vendo os filmes dele, do que chorando pelo idiota do mundo real. É bom sonhar, imaginar, idealizar.
Por isso eu recomendo, par você que está com dor de amor, manda tudo pra puta que pariu, pega o cara que você acha mais lindo e se ocupa com ele. Volte aos seus tempos de infância, onde você achava que o primeiro cara que te beijaria se apaixonaria perdidamente por você.
Agora vou dormir e sonhar com o Caco, o cara mais lindo do mundo...Ah e louca é a vó.

Beijos
Paty

Essa sou Eu - Marina

Eu sou a Marina, tenho 20 anos. Daqui 2 anos serei uma Bióloga, com muito orgulho, amor e dedicação. Enquanto não me formo, fico na vida de estagiária, nas horas vagas me dedico ao voluntariado na SOS Mata Atlântica.
Sou uma pessoa muito família, e põe família nisso, também é tão grande que não dá para se livrar deles, mas quero deixar bem claro que amos todos eles.
Adoro sair, pra qualquer lugar, museus, teatros, cinema, barzinhos, festas, shows, só o fato de sair, já me contenta.
Assisto tudo quanto é tipo de filme, menos de terror, tenho pavor, detesto, e é muito negativo, tirando isso assisto de tudo, suspense, comédia, romance, ação, épico, etc...
Amo ouvir música, sou bem eclética, mas só ouço coisa boa, e minha grande paixão na música é o U2.
Sou apaixonada por livros, leio muito e de tudo.
Bom, como sou libriana detesto solidão, por isso adoro conhecer e ter amigos, e como todo bom libriano adoro falar muito.
Torço para que gostem do blog, e se tiverem alguma crítica ou sugestão fiquem a vontade para faze-las.
Beijos,
Marina.

Um pouco de mim - Patricia

Patricia ( sem acento, por favor!), Patty, Pá ou Patty, pode me chamar como quiser, essas são só algumas opções.
Curso o último ano de Secretariado Executivo, mas pretendo ser professora, de que ainda não sei, mas eu chego lá.
Meus amigos falam que o meu coração é grande, cabe muita gente, o porque de eles falarem isso é segredo, mas eu posso revelar algumas delas: Chili Peppers, Filosofia, História, Escrever e Literatura.
Adoro sair, ir ao cinema, a balada, mas troco tudo para ficar lendo um bom livro na minha cama.
Gosto de ouvir música, de todos os tipoos e estilos, desde que seja boa, e gosto de cinema também, mas de filmes que façam sentido, não me venha com aqueles de estilo Rambo ou Rock I, II, III, IV e todos os outros que lógico depois de muita porrada ele vence no final. Prefiro os de comédia romântica, comédia, suspense, terror ou filme europeu.
Atualmente faço estágio, trabalho pouco e ganho pouco também, mas essa vida boa acabará ano vem, que eu me formo, e daí pra frente só Deus sabe o que será de mim ( se é que Ele existe), mas isso é uma outra questão que discutiremos mais tarde.
Espero que gostem do blog, dos textos, comentem e façam críticas, se quiserem manda um e-mail , mandem para
ma_e_paty@yahoo.com.br.
Só não nos chamem de desequilibradas, pois nós duas somos de libra, acho que por isso nos damos tão bem, os librianos tem uma afinidade muito grande.
Beijos,
Paty